LEI Nº 2.909, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1991

 

AUTOR: EXECUTIVO MUNICIPAL

PUBLICADA NA GAZETA MUNICIPAL Nº 57 de 25/11/91

 

ATUALIZA O LOTACIONOGRAMA FIXADO PELA LEI Nº 2.768, DE 03 DE JULHO DE 1990, DISPÕE SOBRE A RETRIBUIÇÃO DOS OCUPANTES DO CARGO DE INSPETOR DE TRIBUTOS E DAS FUNÇÕES DE DIRIGENTES E SUPERVISOR DE ESCOLAS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

FREDERICO CARLOS SOARES CAMPOS, PREFEITO MUNICIPAL DE CUIABÁ/MT, faço saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º O Lotacionograma fixado pela Lei nº 2.768, de 03 de julho de 1990, fica acrescido do número de cargos criados discriminados no Anexo I que integra a presente Lei.

 

§ 1º Os cargos cujas atribuições são descritas no Anexo II desta, passará a integrar o Manual de Especificações de Cargos que constam do Anexo II, desta Lei.

 

§ 2º Os Lotacionogramas setoriais dos diversos órgãos da Administração direta, das autarquias e fundações, deverão ser atualizados por Decreto no prazo de 60 (sessenta) dias a partir da vigência desta Lei.

 

Art. 2º Os ocupantes dos cargos de Inspetor de Tributos farão jus a gratificação prevista no artigo 28, da Lei nº 2.768, de 03 de julho de 1990, com base no seguinte:

 

I - A gratificação de produtividade será atribuída nos índices seguintes: (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

a) Até o limite máximo de 3.000 (três mil) pontos, para inspetor de tributos nível I; (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

b) Até o limite de 2.400 (dois mil e quatrocentos) pontos, para inspetor de tributos nível II; (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

II - A gratificação do excepcional de produtividade, a partir da divisão do valor do termo circunstanciado pelo índice divisor, constante no parágrafo 3º do artigo 2º, da lei n.º 2.909, de 18/11/91. Observada a fórmula p =VA/ID, onde p é o número de pontos, VA o valor do auto e ID o índice divisor, será atribuída nos índices seguintes: (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

a) Até o limite máximo de 7.800 (sete mil e oitocentos), mensalmente, para inspetor de tributos nível I; (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Dispositivo incluído pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

b) Até o limite máximo de 6.240 (seis mil, duzentos e quarenta) pontos, mensalmente, para inspetor de tributos nível II. (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Dispositivo incluído pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

§ 1º A gratificação de que se trata o inciso II deste artigo será atribuída em 50% (cinquenta por cento) com base na lavratura do auto de infração e 50% (cinquenta por cento) quando do efetivo recolhimento da autuação, ou quando transitado em julgado o processo ou confessada a dívida.

 

§ 2º Os pontos excedentes da Gratificação de Produtividade serão computados trimestralmente para efeito de percepção da Gratificação do excepcional da produtividade da seguinte forma: (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

Inspetor de Tributos Nível I - Até o limite máximo de 9.360 (nove mil e trezentos e sessenta) pontos; (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

Inspetor de Tributos Nível II - Até o limite máximo de 7.488 (sete mil, quatrocentos e oitenta e oito) pontos. (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

§ 3º O índice divisor de hum mil cento e sessenta e sete (1.167) é fixado como base inicial, sendo reajustado trimestralmente por um percentual de até o limite de reajuste do valor do ponto.

 

§ 4º o valor do ponto será de 4,0% (quatro por cento) da UPF - Unidade Padrão Fiscal do Município de Cuiabá e será reajustado na mesma data e forma da UPF. (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

§ 5º O saldo de pontos do limite estabelecido para as Gratificações de que trata este artigo será atribuído nos índices seguintes:

 

até 3.000 (três mil) pontos para Inspetor de Tributos 1;

até 2.400 (dois mil e quatrocentos) pontos para Inspetor de Tributos 2;

até 1.800 (um mil e oitocentos) pontos para Inspetor de Tributos 3.

 

§ 6º O Secretário Municipal de Finanças e/ou o diretor de Tributação e Fiscalização poderão atribuir ao inspetor de tributos, quando em regime especial de trabalho, até o limite máximo de pontos de cada categoria. (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

§ 7º A ordem de fiscalização mencionada no inciso XIV do art. 25 da Lei 2.768/90, alterado por esta Lei deverá ser emitida individualmente ao inspetor de tributos. (Dispositivo incluído pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

§ 8º Revogado. (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Dispositivo incluído pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

Art. 3º Os pontos excedentes da Gratificação do Excepcional de Produtividade serão creditados, individualmente, em carteira, sendo que os mesmos poderão ser aproveitados para o trimestre subsequente, da seguinte forma: (Redação dada pela Lei nº 3.551, de 22 de março de 1996)

(Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

INSPETOR DE TRIBUTOS

 

 

Nível I

Nível II

Gratificação de produtividade até o limite máximo de ..........

4.500

3.600

Gratificação do excepcional de produtividade até o limite máximo de ..........

14.040

11.232

 

Parágrafo único O saldo, dos pontos obtidos nos termos deste artigo, apurado no final de cada exercício, será distribuído individualmente com os ocupantes dos cargos de Inspetor de Tributos, a título incorporação residual de eficiência (IRE), tendo como limite superior a remuneração do último mês do exercício. (Dispositivo revogado pela Lei n° 3333, de 14 de julho de 1994)

 

Parágrafo único. A gratificação do excepcional de produtividade será apurada trimestralmente e o saldo de pontos creditados em carteira, nos termos deste artigo, ultrapassará o exercício no qual foram apurados. (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

Art. 4º O Inspetor de Tributos quando no desempenho de Cargos Comissionados e Função de confiança, no âmbito municipal, expediente interno e plantão fiscal, na Secretaria Municipal de Finanças, fará jus ao salário base do seu cargo acrescido da gratificação de produtividade e da gratificação do excepcional de produtividade, integrais. (Redação dada pela Lei nº 3.333, de 14 de julho de 1994)

 

Art. 5º O Chefe do Poder Executivo deverá preencher os cargos de Inspetor de Tributos de forma gradual, obedecidas a ordem rigorosa de classificação e a absoluta necessidade e conveniência da Administração Municipal, bem como a disponibilidade de recursos.

 

Art. 6º Os estabelecimentos de ensino do Município ficam classificados de acordo com a sua maior abrangência, em:

 

I - Escola de Porte 1 - até o limite de oito (08) salas de aula;

 

II - Escolas de Porte 2 - de nove (09) a doze (12) salas de aula;

 

III - Escolas de Porte 3 - acima de doze (12) salas de aula.

 

Parágrafo único. o Executivo Municipal procederá ao enquadramento das unidades integrantes da rede escolar, de acordo com o disposto no caput deste artigo, e adotará permanente atualização, por Decreto, do sistema classificatório, ora instituído.

 

Art. 7º Os ocupantes das funções de direção e supervisão dos Estabelecimentos de ensino classificados com base no artigo anterior, farão jus a Gratificação de Diretor de Escola - GDE e Gratificação de Supervisão de Escola - GSE, as quais correspondem aos seguintes percentuais, que incidirão sobre o vencimento básico do cargo de Professor:

 

I - Para a função de Direção:

 

40% (quarenta por cento) para Diretor de Escolas de Porte 1;

50% (cinquenta por cento) para Diretor de Escola de Porte 2;

60% (sessenta por cento) para Diretor de Escolas de Porte 3;

 

II - Para a função de Supervisão:

 

30% (trinta por cento) para Supervisor de Escolas de Porte 1;

40% (quarenta por cento) para Supervisor de Escolas de Porte 2;

50% (cinquenta por cento) para Supervisor de Escolas de Porte 3.

 

Parágrafo único. O ocupante da função de Direção ou de Supervisão de estabelecimento de ensino, detentor de dois cargos de Professor, terá o percentual de sua gratificação incidente sobre o vencimento básico do cargo de nível mais elevado.

 

Art. 8º Ficam criados os seguintes cargos em comissão e função gratificadas a seguir indicados:

 

I - SÍMBOLO DAS-4

 

a) 01 (um) cargo de Assessor da Procuradoria Geral do Município;

 

II - SÍMBOLO DAS-5

 

03 (três) cargos de Chefe de serviço de gestão distrital das Policlínicas;

01 (um) cargo de Chefe do CIAVE - Centro de Informações Anti-Veneno.

 

III - SÍMBOLO FG – 1

 

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo:

 

01 (uma) de Maestro da Banda de Música Municipal.

01 (uma) de Regente do Coral Municipal;

01 (uma) de Chefe do Núcleo Setorial de Administração;

01 (um) de Chefe do Núcleo Setorial de Finanças.

 

IV - SÍMBOLO FG – 2

 

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo:

01 (uma) de Secretário de Gabinete.

 

V - SÍMBOLO FG – 3

 

- 01 (uma) de Motorista de Gabinete.

 

Art. 9º Fica elevada para o nível de Divisão a Biblioteca Pública Municipal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, transformando-se, em decorrência, a Função Gratificada de Chefe de Biblioteca FG - 2 em Função Gratificada FG -1.

 

Parágrafo único. Fica elevado para o nível de DAS - 3 o cargo de Chefe do Grupo Executivo de Licitação da Secretaria Municipal de Administração e a FG - 1 do cargo, passa para a função Gratificada de Chefe de Execução e Controle de Licitações.

 

Art. 10 Os cargos de Biomédico constantes do Anexo I desta Lei serão providos por servidores já aprovados em concurso e que possuam a habilitação específica exigida para o provimento do cargo.

 

Art. 11 A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Saúde de Cuiabá - FUSC deverão solicitar à Secretaria Estadual de Saúde, os servidores que atuam especificamente na área, considerados indispensáveis à operacionalização do novo sistema concebido pela reforma sanitária em implantação.

 

Art. 12 O Poder Executivo poderá contratar prestadores de serviços por tempo determinado e para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

 

§ 1º Consideram-se como de necessidade temporária de excepcional interesse público as contratações que visem a:

 

I - Combater surtos epidêmicos;

 

II - Atender a situações de calamidade pública;

 

III - Substituir professor ou admitir professor visitante, inclusive estrangeiro, conforme lei específica do Magistério.

 

IV - Atender a outras situações de urgência que vierem a ser definidas por Lei.

 

§ 2º As contratações de que trata este artigo não poderão ultrapassar o prazo de 06 (seis) meses, exceto nas hipóteses do inciso IV, cujo prazo máximo será de 03 (três) meses; do inciso III do Parágrafo 1º, cujo prazo máximo será de 12 (doze) meses, para estes que serão improrrogáveis.

 

§ 3º VETADO

 

§ 4º O prazo para concurso previsto no art. 8º da Lei 2.785 de 19/11/90, fica prorrogado por mais 90 (noventa) dias.

 

Art. 13 A Secretaria Municipal de Administração deverá, no prazo de 30 (trinta) dias, indicar ao Chefe do Executivo os quantitativos de cargos a serem preenchidos mediante concurso público, assegurando a nomeação dos já concursados que estiverem aguardando chamada.

 

Art. 14 Para efeito do cálculo a que se refere o art. VI da Lei nº 2.779 de 23/08/90, deverão ser considerados os custos relativos à transferência dos serviços que tenham passado da administração direta para administração contratada.

 

Art. 15 O Executivo Municipal diligenciará, permanentemente, no sentido de rever e atualizar as descrições dos cargos integrantes do lotacionograma aprovado para a administração direta, autárquica e fundacional do Município, bem como as especificações e requisitos exigidos para o seu provimento.

 

Art. 16 Os ocupantes do cargo de Instrutor de Ensino Rural, que adquiriram a habilitação específica para ingresso na carreira de magistério, deverão ser transpostos, mediante Decreto, para o cargo de Professor Nível I Padrão "A".

 

Art. 17 Os concursados para o mesmo cargo ou para os cargos de mesmo nível, que, em decorrência do último concurso, retornaram aos padrões iniciais, serão transpostos para o padrão anterior, a partir da vigência desta Lei, desde que estejam no nível correspondente.

 

Art. 18 As funções de vigilância nos órgãos e entidades da administração pública direta e autárquica da Prefeitura Municipal de Cuiabá passam a integrar as competências da Secretaria Municipal de Administração.

 

Parágrafo único. Os vigilantes Municipais ficam lotados na Secretaria Municipal de Administração, que disciplinará suas atividades, fará a supervisão de seu desempenho e os mandará servir nos órgãos e entidades referidas no caput do artigo.

 

Art. 19 Fica criada na estrutura básica da Secretaria Municipal de Administração a Divisão de Vigilância, com o objetivo de orientar, supervisionar e controlar as atividades dos ocupantes do Cargo de Vigilantes, encarregados da defesa do patrimônio mobiliário e imobiliário dos órgãos e entidades discriminadas no artigo 18 desta lei, fazendo o titular da unidade jus à FG - 1.

 

Art. 20 Os vigilantes cumprirão a jornada mensal de trabalho de cento e vinte (120) horas, observadas a escala que será elaborada.

 

Art. 21 As atividades de vigilância serão disciplinadas em Regulamento a ser baixado por Decreto do Chefe do Executivo no prazo máximo de sessenta (60) dias úteis, a contar da publicação desta Lei, vigorando no interregno, as normas que forem baixadas por Portaria do Secretário Municipal de Administração.

 

Art. 22 As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão à conta do orçamento do Município, suplementado se necessário.

 

Art. 23 Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário e, especialmente, o § 1º e § 4º, letra "b" e o § 5º do artigo 28 e o artigo 43 da Lei nº 2.768 de 03 de julho de 1990.

 

Palácio Alencastro em Cuiabá-MT, 18 de novembro de 1991.

 

FREDERICO CARLOS SOARES CAMPOS

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Cuiabá.

 

ANEXO I

CARGOS CRIADOS

 

ÁREA DE ATIVIDADE

DENOMINAÇÃO DO CARGO

 

 

 

Adm. Direta

TÉCNICAS, ADMINISTRATIVAS E DE COMUNICAÇÃO

Oficial de Administração I

Oficial de Administração II

Técnico Desenho

Técnico em Contabilidade

Digitador

141

41

02

07

06

INSPETORIAS FISCAIS

Inspetor de Tributos I

Inspetor de Tributos II

25

08

 

 

APOIO À SAÚDE

Auxiliar de Enfermagem

Auxiliar de Laboratório

Técnico de Laboratório

Técnico em Radiologia

Técnico em Higiene Dental

Agente de Saúde

Agente Fiscalização Sanitária

19

--

--

--

--

02

--

MAGISTÉRIO

Professor I a IV

Professor de Educação Física

171

18

EDUCAÇÃO, CULTURA E PROMOÇÃO SOCIAL

Merendeira

Auxiliar Atividades Culturais

Músico

Aux. Desenvolvimento Infantil

Recreador

107

02

10

43

55

 

CARGOS CRIADOS

 

ÁREA DE ATIVIDADE

DENOMINAÇÃO DO CARGO

 

 

 

Adm. Direta

 

 

 

 

 

 

 

 

TÉCNICO-CIENTÍFICAS

Contador

Economista

Enfermeiro

Engenheiro Eletricista

Engenheiro de Tráfego

Engenheiro Sanitarista

Estatístico

Farmacêutico-Bioquímico

Geógrafo

Médico

Nutricionista

Odontólogo

Psicólogo

Bibliotecário

Engenheiro Florestal

Administrador

Arquiteto

Assistente Social

Assistente Téc. Especializado

02

02

--

02

01

01

02

--

01

--

03

--

--

01

02

03

03

15

08

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Agente de Manutenção

Auxiliar Operacional

Agente Operacional

25

58

05

 

FISCALIZAÇÃO URBANA

Agente Fiscalização de Obras

Agente Fiscalização Transporte

Agente Fiscalização de Postura

Agente Fiscalização de Mercados e Feiras

12

32

07

10

 

AUXILIARES BÁSICOS

 

 

 

AUXILIARES BÁSICOS

Ascensorista

Auxiliar de Serviços

Cozinheiro

Motorista

Telefonista

Vigilante

Agente Operacional de Saúde

Garçon

03

157

08

23

05

166

--

01

 

(Redação dada pela Lei n° 2987, de 07 de julho de 1992)

FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE CUIABÁ – FUSC LOTACIONOGRAMA GERAL

 

CARGOS

IDEAL

Administrador

Advogado

Agente de Controle de Zoonoses

Agente de Fiscalização Sanitária

Agente de Manutenção

Agente de Saúde

Agente Operacional

Agente Operacional de Saúde

Assistente Social

Assistente de Comunicação

Assistente Técnico Especializado

Auxiliar de Enfermagem

Auxiliar de Laboratório

Auxiliar de Manutenção

Auxiliar de Radiologia

Auxiliar de Serviços

Auxiliar Operacional

Contador

Cozinheira

Digitador

Economista

Enfermeiro

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Sanitarista

Estatístico

Farmacêutico/Bioquímico

Fisioterapeuta

Médico Radiologista

Médico Veterinário

Mestre de Obras

Médico

Médico Medicina do Trabalho

Motorista

Nutricionista

Odontológico

Oficial de Administração I

Oficial de Administração II

Office Boy

Psicológico

Recepcionista

Telefonista

Técnico de Contabilidade

Técnico de Enfermagem

Técnico de Radiologia

Técnico em Higiene Dental

Técnico em Laboratório

Técnico em Saneamento/Tecnólogo em Saneamento Ambiental

Vigilante

Zootecnista

TOTAL…………………………………………………………………….....

 

03

--

10

74

04

99

06

92

22

05

--

279

16

04

09

114

10

02

10

08

03

63

02

02

01

25

01

01

03

01

288

01

59

11

66

151

47

--

02

02

08

02

18

13

32

15

05

97

01

1.687

 

ANEXO II

MANUAL DE ESPECIFICAÇÕES - Complementação do Anexo III da Lei nº 2.768, de 03 de Julho de 1990.

 

1)   Biomédico:

 

Executa atividades de análise clínicas em laboratório, procedendo a exames e fornecendo laudos nos limites de sua habilitação profissional.

2)   Músico:

Integra, como instrumentista, a Banda de Música, interpretando peças musicais, participando de ensaios e apresentações, e zelando pelos instrumentos e partituras.

3)   Oficial de Administração I:

Executa atividade de apoio administrativo de natureza rotineira, redigindo, datilografando e prestando assistência no desenvolvimento de quaisquer atividades administrativas que requeiram um maior grau de conhecimentos.

4)   Oficial de Administração II:

Executa atividades de apoio administrativo de maior complexibilidade, redigindo, datilografando, informando processos, elaborando cálculos, classificando documentos e prestando assistência no desenvolvimento de atividades administrativas que exijam maior nível de conhecimentos.

5)   Recepcionista:

Atende ao público interno e externo, prestando informações e encaminhando pessoas e processos na solução de problemas, organizando agendas e registrando dados.